Anônimo |
15:10 |
A epidemia é um problema social e as cenas do uso de crack têm se tornado cada vez mais comum na vida dos moradores de Sobral

O principal cartão postal de Sobral, Rio Acaraú, tem servido de ponto para usuários de crack. Os usuários se acumulam nas margens do local utilizando, inclusive, as bocas de lodo para consumir as drogas em plena luz do dia.
Segundo um morador das proximidades do rio que preferiu não se identificar, a prática é constante. “Todos os dias eles estão fumando crack. Eu tenho muito medo, mas prefiro não enfrentá-los, pois tem alguns deles que andam armados,” relatou o morador.

O que chama atenção no fato é que esta ação, comum aos grandes centros urbanos e que antes ocorria em locais escondidos, agora desponta também nos interiores como prática corriqueira pondo em risco a vida dos pedestres que transitam no local e se tornando cada vez mais presente no cotidiano da cidade.
Idosos, adultos, adolescentes e crianças que frequentam o espaço são obrigados a dividir a área com os usuários de drogas que passaram a utilizar o local conforme informa a pedestre, Joseane Alencar.
“Todos os dias venho fazer minha caminhada aqui na margem esquerda e sempre presencio eles (usuários) fazendo isso. Evito passar próximo, pois confesso que tenho medo. Quem não tem? Mas reconheço que eles são pessoas que precisam de ajuda,” afirmou a pedestre.
Secretaria de Saúde
De acordo com a Coordenadora da Rede de Saúde Mental de Sobral, Aline Teles de Andrade, embora no Município haja ações que tratam os dependentes químicos que procuram ajuda, ainda inexiste um serviço que atenda os usuários que estão nas ruas.
“Nós oferecemos diversos tratamentos, inclusive, realizamos o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários, mas desde que o usuário manifeste interesse em recebê-lo. Infelizmente, ainda não há nenhum serviço que trate diretamente os usuários que estão na rua. A previsão é que em 2013 nós possamos implantar um projeto por meio do Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria de Saúde Municipal, com unidades móveis que possam ir até essas pessoas e, desse modo, ampliar o nossa rede de cuidados,” informou Aline de Andrade.
Polícia
Segundo o Comandante do Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), Cel. Gilvandro Oliveira, o policiamento já foi reforçado naquela área.
“Nós mantemos por meio da força tática um monitoramento naquela região. Temos também uma viatura do Ronda fazendo o policiamento 24h por dia nas margens do rio para que a população possa sentir-se segura,” informou Gilvandro Oliveira, que também orientou a população. “A orientação que damos é que quando os moradores daquela região ou os pedestres se depararem com os usuários, que acionem a viatura para fazer os devidos procedimentos,” concluiu.Portal A Desgraça Com Informações De Rayanne Colares SobralNews
Veja Outras Matérias Abaixo:
Seja Profissional Indique Á Fonte Correta; :
Plágio é crime,Veja;No campo penal:
“Art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: (Redação dada pela Lei nº 10.695, de 1º.7.2003).
Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. (Redação dada pela Lei nº 10.695, de 1º.7.2003).
§ 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: (Redação dada pela Lei nº 10.695, de 1º.7.2003).
Pena - reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa. (Redação dada pela Lei nº 10.695, de 1º.7.2003)”.Fonte;Portal A Desgraça