Anônimo |
08:45 |
Atualmente, de acordo com o artigo 228 da Constituição, a maioridade penal é de 18 anos, ou seja, a partir dessa idade os jovens respondem inteiramente por seus atos. Menores de 12 anos são considerados inimputáveis, e de 12 a 17 anos o infrator pode ser levado a julgamento numa Vara da Infância e da Juventude e poderá receber punições socioeducativas, como advertência, obrigação de reparar o dano, prestação de serviços à comunidade, entre outros.
VEJA O VÍDEO ABAIXO E DEPOIS TERMINE DE LER A MATÉRIA
Essas penas, no entanto, são muito brandas para um jovem que cometa um crime grave, como aquele caso do menino João Hélio de 6 anos, arrastado pelas ruas do Rio de Janeiro por delinquentes juvenis. É possível considerar que esses indivíduos não tivessem consciência do ato praticado? Este crime já completou 3 anos, o prazo máximo de um jovem infrator ficar internado em uma instituição de reeducação. Após este período, estão todos nas ruas novamente, mas é difícil acreditar que estejam recuperados e não voltem a cometer crimes.
Os bandidos têm se beneficiado do artigo 228 aliciando jovens para cometerem delitos. Dessa forma, caso o jovem seja flagrado pelas autoridades, não sofrerá nenhuma pena grave. Com isso, o número de crimes cometidos por menores só tem aumentado, levantando novamente a discussão sobre esse assunto.
Diminuir a maioridade penal de 18 para 16 anos não seria a melhor solução. Um jovem que cometa um crime gravíssimo aos 15 anos não tem menos consciência do ato cometido ao fazer aniversário dali a alguns meses e completar seus 16 anos. Diminuir a maioridade penal é uma medida paliativa, já que o problema da violência, cometida ou não por menores de idade, tem uma raiz muito mais profunda. A situação de risco social de milhões de brasileiros, a falta de educação de qualidade, o acesso a serviços básicos e a defasada estrutura familiar são apenas alguns dos problemas que culminam na violência praticada por esses jovens.
Certo seria que cada caso fosse devidamente analisado, e que fossem adotadas medidas punitivas para qualquer indivíduo que cometa um crime grave. Em países como Estados Unidos e Inglaterra não existe idade mínima para a aplicação de penas. Nesses países são levadas em conta a índole do criminoso e a consciência a respeito da gravidade do ato praticado, tenha ele a idade que tiver.
Infelizmente este assunto só se torna prioridade no Congresso quando um crime muito grave cometido por um menor acontece. Mas este é um assunto que precisa ser debatido, a fim de encontrar soluções melhores para conter a violência e de fato ressocializar os menores infratores.
O que você pensa sobre a maioridade penal? Ela deveria diminuir?Portal A Desgraça Via Rodrigo Garcia
Veja Outras Matérias Abaixo:
Seja Profissional Indique Á Fonte Correta; :
Plágio é crime,Veja;No campo penal:
“Art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: (Redação dada pela Lei nº 10.695, de 1º.7.2003).
Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. (Redação dada pela Lei nº 10.695, de 1º.7.2003).
§ 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: (Redação dada pela Lei nº 10.695, de 1º.7.2003).
Pena - reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa. (Redação dada pela Lei nº 10.695, de 1º.7.2003)”.Fonte;Portal A Desgraça